quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estou indo bem...hehe

Olá meninas!
Ontem tive um "ataque" de fome na hora da janta q ninguém merece...comi muuuuuito arroz (uhhhhhh), abobrinha e molhinho pomarola, meio melão, doce de banana e fanta light (uhhhhhhhhhh) relaxo total...
Bom mas voltar para a RA quase um ano depois é complicado...estou me readaptando...
fora o medo de ter tontura como já tive no ano passado...
Hoje até agora eu estou me comportando:
café da manhã: 2 fatias de pão nutrela com margarina light, cafe com leite semidesnatado e açúcar (afe!)
lanche: 1 copo de chá mate com adoçante (AEEEEEEEE)...hehe
almoço: Alface, tomate, pepino, arroz, purê de batata, carne de filé (vermelha) e 1 copo de suco de laranja...
To me sentindo um pouco estufada...como o pooh na imagem ao lado...hehe
Força na RA!

Abaixo uma reportagem da revista BOA FORMA:
Projeto barriga chapada
Esqueça os exercícios abdominais velhos de guerra e a dieta de fome. A equação antibarriga é bem mais fácil que você imagina: trocas inteligentes no cardápio + 20 minutos de corda e corrida + pilates. Disposta a tentar algo diferente? (...) "Perder gordura nessa área é mais fácil que ganhar músculo". O primeiro passo é substituir abdominais clássicos por isométricos: em vez de infinitas repetições, você contrai a musculatura e permanece na posição por um tempo, até o músculo “queimar”. Para queimar os excessos, nada como a dupla treino aeróbico e alimentação correta. Mas não precisa radicalizar. “Fazer trocas inteligentes no cardápio traz resultados promissores”. Então, no lugar de itens que retêm líquido, incham e, pior, engordam, escolha alimentos capazes de fazer o contrário: combater a gordura. Quais são os heróis antibarriga?
CARBOIDRATOS COMPLEXOS: Pão, macarrão e cereais integrais. Ricos em fibras, os carboidratos complexos, com índice glicêmico (IG) baixo ou moderado, demoram mais tempo para ser transformados em açúcar no sangue. Isso evita a alta liberação de insulina, que, sintetizada pelo pâncreas, garante a chegada da glicose (açúcar) às células. Só que insulina demais estimula o corpo a armazenar gordura. Os picos desse hormônio também levam à produção de radicais livres, que destroem tecidos e provocam acne e rugas. Evite: açúcar, arroz, macarrão, pão, bolo e biscoito feitos com farinha branca. Eles têm IG alto, ou seja, viram açúcar no sangue rapidamente, favorecendo o estoque de gordura.
PROTEÍNA MAGRA: Peixe (salmão, atum, sardinha), carne magra, frango, peito de peru, presunto magro, ovo, ricota, cottage. Estudos mostram que, se você seguir uma dieta rica nesse nutriente, tem chance de queimar duas vezes mais gordura abdominal do que quem exagera na massa. Por quê? “As proteínas precisam de cerca de 19% das calorias da refeição para serem digeridas, enquanto as gorduras e os carboidratos, só 3%”. Outras vantagens: a proteína diminui a velocidade com que o carboidrato é transformado em açúcar, quando combinados na mesma refeição, e prolonga a sensação de saciedade.
Evite: carnes gordas, frango com pele, salsicha, salame, bacon, mortadela, fritura em geral.
Para dar certo: Combine carboidrato complexo, proteína magra e gordura boa em todas as refeições. No almoço e no jantar, complete o prato com legumes carregados de água, como chuchu e pepino, e folhas verde-escuras (couve, escarola, almeirão). Eles baixam ainda mais o índice glicêmico da refeição, e saciam bastante. Faça seis refeições por dia, contando com os lanchinhos. Comer menos por vez e a cada três horas deixa o organismo menos sobrecarregado e o metabolismo mais acelerado. O risco de você estocar gordura é duas vezes menor.
GORDURA DO BEM: Azeite de oliva, amêndoa, castanha-do-pará, abacate. Em quantidade moderada, as gorduras amigas (mono e poliinsaturadas) ajudam a enxugar a barriga. Incluir duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia na dieta (uma no almoço e outra no jantar, por exemplo) reorganizam os depósitos de gordura e, com isso, impedem o aumento dos adipócitos (células de gordura) entre os órgãos do abdômen. As gorduras também ajudam a diminuir o índice glicêmico dos carboidratos. Evite: as gorduras saturadas (embutida em queijos amarelos, carnes gordas e leite integral) e principalmente a trans, que, ainda presente em cerca de 25% dos produtos industrializados (salgadinho crocante, biscoito recheado, margarina, bolo e sorvete), enfraquece o coração e aumenta o depósito de gordura onde a gente não quer: na barriga.
Queimadores de gordura: Gengibre, pimenta, canela e mostarda fazem o metabolismo colocar o pé no acelerador. “São temperos e especiarias termogênicos. Ou seja, têm substâncias capazes de elevar a temperatura interna do corpo”. Isso ativa o metabolismo e, conseqüentemente, faz seu corpo queimar mais calorias. Em cada um deles há uma ou duas substâncias responsáveis pela ação termogênica. E elas não são fracas. A capsaicina da pimenta vermelha (caiena, dedo-demoça, malagueta) aumenta o ritmo do metabolismo em 20%. O gingerol e o sogaol garantem esse mesmo poder ao gengibre. Mas você precisa fazer sua parte: combiná-los a refeições equilibradas e não muito calóricas.
Pimenta vermelha (caiena, dedo-de-moça ou malagueta): Substância termogênica: capsaicina. Quantidade: 1/2 pimenta ou 3 g (em pó), 2 vezes por dia. Como usar: em verduras e legumes refogados, carnes e peixes ensopados ou salpicada em saladas. Acrescente a pimenta sempre no fim da preparação. Canela: Substância termogênica: aldeído cinâmico. Quantidade: 2 col. (sobremesa) por dia. Como usar: no café, na fruta, no iogurte ou no suco. Gengibre: Substâncias termogênicas: gingerol e sogaol. Quantidade: 1 pedaço (5 cm), 1 vez por dia. Como usar: espremido no molho da salada, em forma de chá ou batido com suco de fruta
Mostarda: Substância termogênica: sinegrina. Quantidade: 2 col. (chá), 2 vezes por dia. Como usar: no hambúrguer (magro!), no sanduíche, no molho para salada. Para dar certo: • Todos os dias, acrescente um ou dois queimadores de gordura na dieta. Pode ser nas refeições principais ou no lanche, batido no suco, polvilhado no iogurte ou na fruta. Chá verde e branco: Essa dupla merece espaço especial no cardápio de quem não quer barriga. Concentrados em catequinas e polifenóis (substâncias termogênicas e antioxidantes), não só ativam o metabolismo como desincham e desintoxicam. Estudos mostram ainda que a Camellia sinensis (planta que dá origem aos dois chás: branco e verde), reduz o açúcar no sangue e favorece o funcionamento do intestino. Quantidade: de 3 a 5 xícaras por dia. Como usar: até 20 minutos antes ou após as refeições e, no máximo, até as 18 horas se você tem insônia. É importante que seja o chá natural, sem conservante ou adoçante.
Fibras + água: Se o intestino não funciona bem, a barriga estufa. A solução é caprichar nas fibras, certo? Depende. “Se você não beber água suficiente para hidratá-las, elas ficam ressecadas e congestionam o intestino, aumentando a produção de gases". Aí vêm desconforto e barriga inchada. Então, sempre combine as duas coisas: fibras e água – 2 litros por dia é uma boa medida, sendo pelo menos 1 litro de água pura. O restante pode ser chá e suco de fruta diurética. Cuidado: granola e barrinha de cereais são boas fontes de fibras, mas podem ter muito açúcar. E açúcar fermenta!
SUCO PARA DESINCHAR: Esta receita, criada pela nutricionista Vanessa Franzen Leite, combina vários ingredientes com o poder de alisar a barriga. Diurético e digestivo, o abacaxi ajuda a reduzir a retenção de líquido e melhora o funcionamento do intestino. Já a laranja, o gengibre, a canela e o guaraná aceleram a queima de gordura. Beba geladinho!
* 2 fatias finas de abacaxi, * ½ copo de suco de laranja,* ½ copo de água filtrada, * 1 col. (café) de gengibre fresco, sem casca e picado, * 1 gota de essência de baunilha, * 1 col. (café) de canela em pó, * 1 col. (café) de guaraná em pó, * Folhas de hortelã, * 2 pedras de gelo, MODO DE FAZER: Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Rende: 1 porção, Calorias: 119
Fique longe: eles estufam. Alguns alimentos podem provocar fermentação, o que faz a barriga crescer e aparecer. Faça de tudo para evitá-los durante a dieta: Doce – cuidado especialmente com as preparações que levam açúcar e farinha branca. Além de aumentar os estoques de gordura, essa dupla fermenta no intestino e provoca gases. Sal – em excesso, retém líquido e incha. No lugar desse tempero, recorra aos queimadoras de gordura, além de ervas como alecrim, louro, hortelã, salsa e coentro. Refrigerante e cerveja – por causa do gás, responsável pelas bolinhas na bebida, o refrigerante dilata o estômago. A cerveja tem lúpulo, substância usada para a fermentação da bebida e que também estufa a barriga. Adoçante – à base de sorbitol, pode provocar gases. Leite – se você não consegue ficar sem esse alimento, beba só um copo por dia. Em excesso, fermenta e estufa, principalmente nas mulheres que têm intolerância à lactose. Feijão – para algumas mulheres, provoca prisão de ventre e barriga estufada. O truque é deixar o grão de molho e trocar a água várias vezes para eliminar as substâncias.

Nenhum comentário: